GESTÃO DE PROCESSOS







segunda-feira, 22 de junho de 2009

Mapeamento dos Processos de Negócio

O mapeamento dos processos de negócio é o conhecimento e a análise dos processos e seus relacionamentos com os dados, estruturados em uma visão top-down , até um nível que pemita sua compreensão e a obtenção satisfatória dos seus objetivos.

A atividade inicial identifica quantos e quais os processos a serem mapeados. Esta fase pode utilizar as matrizes sugeridas no outro texto

http://processosdenegocio10.blogspot.com/2009/06/analise-e-melhoria-dos-processos-de.html

Para delimitar os processos de negócio pode-se adotar a convenção de macroprocessos (mais abrangentes da organização); processos (subdivisões dos macroprocessos) e subprocessos (subdivisões dos processos).


Normalmente se adquire um aplicativo para o mapeamento dos processos pois a tarefa manual é complexa e acarreta em muito retrabalho reduzindo a produtividade. A execução operacional do mapeamento inicia-se com a coleta dos dados sobre a situação atual (as is) e deve contemplar alguns pontos:

-nome do processo
-área organizacional envolvida;
-objetivo do processo;
-entradas;
-saídas;
-controles;
-mecanismos;
-indicadores de desempenho;
-fatores criticos de sucesso;
-registros.

Uma vez coletado os dados, a tarefa consistirá em construir o fluxograma do processo e a respectiva documentação, montando a lógica do processo. As informações precisam ser validadas por pessoa com autoridade sob o processo.

Normalmente para a modelagem existem metodologias específicas que se utilizam de modelos. Os modelos são representações dos processos. Em geral utilizam-se ferramentas de analise e modelagem para a construção de modelos. Os modelos gerados podem ser de vários tipos , tais como :

-organogramas;

-script de processos;

-UML (unified modeling language);

- Mapa de processos :

SIPOC Consiste em descrever os elementos dos processos, dentro os quais citam-se fornecedores,entradas,saídas, indicadores de desemepenho, clientes dos processos.

Diagrama de blocos representa a sequencia lógica dos processos de forma não detalhada.

IDEF0 representa graficamente os insumos, o processo de transformação e as saídas.

Fluxograma representam graficamente de forma detalhada a sequencia lógica dos processos, permitindo a representação das ações.

O passo seguinte a modelagem é determinar a situação desejada no futuro (to be) . O trabalho de modelagem consistirá em trabalhar sobre a diferença entre a situação atual (as is) e a situação futura (to be). Esta diferença é chamada de GAP.


Referência:
Maranhão, Mauriti & Macieira, Maria Elisa. O processo nosso de cada dia: Modelagem de Processos de trabalho, Qualitymark, 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário