GESTÃO DE PROCESSOS







segunda-feira, 15 de junho de 2009

Fluxogramas

Uma forma de conhecer os processos e sua dinâmica é desenha-los soba forma de fluxogramas. Um fluxograma é um conjunto de figuras com símbolos padronizados e textos devidamente organizados para mostrar a sequencia lógica dos passos do processo ou das suas atividades de uma forma detalhada. A opção gráfica é sempre mais interessante do que a forma em texto.

O fluxograma facilita a organização do raciocício e das atividades e tarefas. Veja por exemplo abaixo um fluxograma simplificado do processo de Vestibular de uma Universidade Pública.



O fluxograma permite:
-visão interada do processo;
-visualização dos detalhes do processo;
-identificação dos fluxos do processo e das interações dos subprocessos;
-identificação das inconssistencias e pontos de problema dos processos.
-controlar o processo.

Dicas para elaboração :
-Descrever o objetivo, escopo e ponto de vista do processos a ser fluxogramado;
-Selecionar as atividades criticas e inclui-las nos fluxogramas;
-Inserir decisões nos pontos de controle;
-Adicionar atividades que ajudam acompreender o fluxograma;
-Submeter a alguem que conheça o assunto para validação do fluxograma.

Os fluxogramas podem ser horizontais ou verticais. O fluxograma vertical foi desenvolvido pelo Instituto Nacional Americano de Padronização (ANSI). O fluxograma horizontal é também conhecido como funcional uma vez que o modelo representa os papéis desempenhados pelos diferentes atores.

Principais símbolos de fluxogramas:




Um exemplo de fluxogrma :


Referência:

Maranhão, Mautiri & Macieira, Maria Elisa. O processo nosso de cada dia: Modelagem de Processos de trabalho, Qualitymark, 2008.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O exemplo postado está impreciso, cada etapa de processo pode ter apenas uma entrada e uma saída, com exceção dos pontos de decisão que obrigatoriamente tem uma entrada e duas saídas, a resposta "não" do ponto de decisão etapa 4 deveria estar conectado a linha que liga a etapa 2 à 3, a exemplo do item 9 que está quase correto, nele falta o sentido do processo (ponta da flecha).

    ResponderExcluir